Apresentação
Este é um projeto multi-disciplinar iniciado no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, no Grupo de Estudos Asiáticos, pela Profª. Sun Lam, responsável do grupo, e que agora sugere uma colaboração com o CIAUD da Faculdade de Arquitetura, pela componente de Design associada aos objetos e à cultura material do chá, e da Arquitetura pela intenção de construir um espaço didático sobre a arte do chá: sua ligação com Natureza, o método de o preparar e tomar, as artes visuais, musicais, poéticas e gastronómicas associadas, com o objetivo de renovar a cultura portuguesa do chá. Este projeto surge na sequência do trabalho de investigação em Design de Produto com o tema ‘Design Cultural – design cosmopolita e vernacular’, e propõe-se agora estudar não só a cultura do chá nos Açores, único lugar na Europa onde é produzido o chá trazido pelos ensinamentos dos chineses, mas também a recente experiência conseguida no Norte do continente, nomeadamente em Terras de Bouro, Gerês – terra dos chás medicinais, uma zona do Minho onde houve uma primeira tentativa do cultivo do chá antes dos Açores. O recente projeto tem o foco em adequar a cultura material e dos objetos aos preceitos originais da preparação do chá na China, contribuindo agora para o conhecimento da correta preparação e degustação do chá em Portugal e pelos portugueses, através dos objetos e no espaço interior dum espaço didático – um mini-museu no ambiente da plantação do chá camellia-sinensis.
O trabalho foi desenvolvido nos Açores e em Terras de Bouro no Minho, junto da plantação e produção do chá de S. Miguel e no norte do continente, em colaboração com a Coordenadora da Equipa do Património Cultural Imaterial, e na fábrica da Vista Alegre onde serão produzidos os protótipos de uma nova série de utensílios de chá. O objetivo final do projeto, nomeadamente o design de um novo serviço em porcelana da Vista Alegre, bem como o design de um “mini-museu do chá” em Terras de Bouro, com um conceito de diálogo intercultural luso-chinês, com publicação dos resultados da investigação académica, a fim de promover a cultura do chá no país e de representar a cultura portuguesa do chá no Museu do Chá na China.
Informações
Ano
2018/2023
Financiamento
CIAUD/FCT
Equipa
Prof. Doutora Designer Rita Filipe | Prof. Doutora Sun Lin, Coordenadora do Centro de Estudos Asiáticos, Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho | Antropóloga Maria Emanuela Albergaria, Programadora Cultural no Museu Carlos Machado, Ponta Delgada, Açores
Parceiros do Projeto
Centro de Estudos Asiáticos, Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho
Meios de difusão/disseminação/sites
1. Reflexos do Oriente. Chá – cerâmicas do Passado e do Presente (2023), co-curadoria da exposição, realizada no âmbito do Projeto de investigação multidisciplinar “Diálogo Luso-Chinês: uma ação de intercâmbio no âmbito do chá dos Açores” em colaboração com Francisco Freire colecionador de porcelanas da Dinastia Song e o artista plástico José Drummond, Museu Nacional do Azulejo, Lisboa.
2. Gravação de vídeo explicativo da exposição realizada no Museu Nacional do Azulejo, Junho a setembro de 2023.
3. Diálogo Luso-Chinês: uma ação de intercâmbio Portugal-China (2019), participação na exposição com o projeto de serviço de chá, a convite da Professora Doutora Sun Lin do Departamento de Estudos Asiáticos da Universidade do Minho, Universidade do Minho. Filipe, R.A. (2023).
4. Filipe, Rita (2023) A Porcelana e o Design Cultural, in Reflexos do Oriente. Chá – cerâmicas do passado e do presente, pp-14-25, capítulo em catálogo de exposição editado pelo Museu Nacional do Azulejo, Lisboa: 2023 (ISBN 978-972-776-618-5).