Equipa & Parcerias
Investigadores Integrados

Bio
Nuno Martins formou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA.ULisboa) em 1990; concluiu um mestrado em Arquitetura (FA.ULisboa, 2011), um programa de doutoramento em Urbanismo na Universidade Politécnica da Catalunha (32 créditos, UPC, Barcelona, 2004) e um doutoramento em Arquitetura na Universidade da Beira Interior, em Portugal, em 2012. Durante a sua carreira como arquiteto, recebeu vários prémios em concursos de arquitetura e desenho urbano, incluindo o Prémio Nacional de Arquitetura do MPAT (Ministério do Planeamento e Administração do Território); vários dos seus edifícios, parques, espaços urbanos e também projetos não construídos foram publicados em revistas técnicas e exibidos em Portugal, França, Brasil e Espanha, incluindo a Expo Mundial de Saragoça, em 2008. Desde que obteve o seu doutoramento, presidiu a conferências de concursos de arquitetura humanitária de renome mundial e publicou, como autor, coautor e autor correspondente internacionalmente através de editoras de renome, livros (3), capítulos de livros (8), artigos em revistas indexadas (12) e artigos completos em atas (10) sobre as suas áreas de interesse: paisagens culturais, arquitetura sustentável, arquitetura humanitária, redução do risco de catástrofes e desenho urbano em desenvolvimento. É diretor do mestrado internacional da UBI em Arquitetura Humanitária, Infraestruturas e Habitação Incremental para Situações de Crise.

Bio
Andréa Arruda é arquiteta e urbanista, mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP, 2006) e doutora em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA-ULisboa, 2016). Atuou como professora no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) entre 2006 e 2008. Em 2013, ingressou como docente efetiva no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde desenvolve atividades de pesquisa e extensão no Grupo ÉPURA – Estudos de Planeamento Urbano e Regional. Entre 2020 e 2022, licenciou-se da UFMT para realizar pesquisa de pós-doutoramento no Grupo de Estudos Sócio-territoriais, Urbanos e de Ação Local (GESTUAL), inserida no Projeto África Habitat. Desde 2023, é investigadora auxiliar no Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da FA-ULisboa, com o projeto “Direito à Moradia nas Margens Urbanas da Lusotopia: Práticas de Assessoria Técnica e Formação Universitária no Brasil e em Portugal” (FCT, Emprego Científico 2023–2029). Sua linha de investigação e atuação abrange o direito à moradia, ao lugar e à cidade, regularização fundiária, práticas de assessoria e assistência técnica para habitação de interesse social (ATHIS) e extensão universitária.

Bio
Francesco Biagi obteve o seu doutoramento em “ciências políticas” com especialização em “sociologia, história e cultura política” na Universidade de Pisa (Itália) em 2018. Atualmente, trabalha como investigador em “teoria social” no CIAUD, o Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Escola de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Também é investigador colaborador no Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta de Lisboa e no Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Editou as edições italianas de dois volumes de Lefebvre: "Espace et politique: Le Droit à la ville II" e "La pensée marxiste et la ville". Os seus livros mais recentes são: “Henri Lefebvre’s Critical Theory of Space” (Palgrave Mcmillan 2020) e "Reimagining Urban Marxisms. Rethinking Thinkers, Texts, and Challenges" (edited by; Routledge 2025).

Bio
Isabel Ortins de Simões Raposo é arquiteta-urbanista e foi Professora Associada da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA.ULisboa) entre 2002 e 2022. Conclui em 1976 o curso de arquitetura na ESBAL de Lisboa, conclui o mestrado em 1986 e o doutoramento em 1999, em Urbanisme et Aménagement e na Université de Paris XII. O doutoramento foi reconhecido pela Universidade Técnica de Lisboa em 2003. Entre 1999 e 2002 desenvolveu um pós-doutoramento no quadro do Centro de Estudos sobre África do ISEG-ULisboa (então UTL). Em 2017 recebeu o título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitetos. Durante sete anos, entre 1979 e 1989, trabalhou em Moçambique, na Direção Nacional de Habitação, depois Instituto Nacional de Planificação Física, onde foi Responsável e depois Diretora do Centro de Formação de Quadros Básicos e Médios de Planificação Física. Neste quadro, participou e promoveu investigação-ação sobre a transformação do habitat em aldeias e bairros suburbanos. Nos anos 1990, foi consultora da Associação de Desenvolvimento InLoco e pela Câmara Municipal de Loulé em Portugal. Desde a década de 1980, participou e coordenou vários projetos de investigação, sobre a África Lusófona bem como em Portugal, alguns deles financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e por municípios. Entre 2007 e 2012, foi coordenadora na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (então UTL) do Master Erasmus Mundus em Estudos Urbanos e Regiões Mediterrânicas (EURMED). Desde 2007 até 2023 foi coordenadora do Gestual, Grupo de Estudos Socio-Territoriais e Urbanos e de Ação Local do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da FA.ULisboa. Orientou vários mestrandos bem como doutorandos sobre a transformação urbana e habitacional sobretudo em áreas suburbanas em Portugal, Moçambique, Angola e Brasil. Neste quadro, dinamizou a discussão ao nível académico sobre o Direito à Cidade e coordenou ações locais e de extensão universitária em vários bairros peri-urbanos autoproduzidos na Área Metropolitana de Lisboa. Publicou e continua a publicar vários capítulos de livros e livros bem como artigos em revistas científicas internacionais e nacionais, sobre a transformação da habitação popular em áreas rurais e (sub)urbanas, sobre a redução da pobreza urbana, sobre a reabilitação de centros urbanos antigos, sobre a urbanização e planeamento de zonas periurbanas e sobre intervenção local participativa. Entre 2018 e 2023, coordenou um projeto de investigação sobre Luanda e Maputo, financiado pela FCT/AKDN “África Habitat, da sustentabilidade do habitat à qualidade do habitar nas margens urbanas de Luanda e Maputo”. Aposentada desde março de 2022, tem desde então trabalhado na atualização e conclusão de publicações coletivas e individuais sobre a pesquisa teórica e empírica que conduziu.

Bio
Licenciatura em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (1999); Mestrado em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (2004); Doutoramento em Planeamento Regional e Urbano, Faculdade de Arquitetura, Universidade Técnica de Lisboa (2013). Professor assistente na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, no Departamento de Ciências Sociais e Territoriais. Investigador no CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Principais áreas de interesse: governação urbana; gestão e administração urbana; participação pública no planeamento, urbanismo e arquitetura.

Bio
Doutorada em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. Desde 1994 exerce a função de docente na Universidade do Algarve. Como investigadora na área do Design, as principais áreas de interesse específicas são: Design inclusivo, Design social e cultural, Formação em Design, Designers. Desde 2015 é membro de diversas comissões científicas de revistas científicas e conferências internacionais e é frequentemente convidado para integrar júris de exames de 2.º ciclo. Coordenador e/ou supervisor de diversos projetos realizados junto da comunidade no âmbito dos cursos de Design da Universidade do Algarve. Supervisor de estagiário. Orientação de diversos projetos de investigação no âmbito de programas de mestrado: Design de Comunicação, Educação Especial - domínios cognitivos e motores, e Educação Pré-Escolar. Membro de diversas comissões organizadoras de reuniões e conferências nacionais e internacionais realizadas na área do Design de Comunicação na Universidade do Algarve e em parceria com esta. Autor de diversos artigos científicos e de opinião e capítulos de livros. Diretor do curso de mestrado em Design de Comunicação para Turismo e Cultura, vice-diretor da licenciatura em Design de Comunicação e diretor do departamento de Artes e Design. Desde 2021 é coordenador do Pólo de Investigação em Design da UALG/UL-FA.

Bio
Licenciada em Design de Equipamento pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, 1991. Mestrado em Design de Produto pela FA.ULisboa com o tema “Transposição dos Objetos Tradicionais para a Contemporaneidade”, 2007. Doutoramento em Design de Produto pela FA.ULisboa com o tema “Vista Alegre, Transpor a Forma e Prolongar o Uso”, 2016. Trabalha como free-lancer desde 1991, em Design de Produto, Mobiliário, Interiores e Mobiliário Urbano. Professora Auxiliar no Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura da U- Lisboa. Autora e responsável pelos Cadernos de Design da revista "Arquitectura e Vida" (2000 / 2006). Premiada com vários 1º Prémios em concursos nacionais, sobretudo de equipamento urbano. Participação em várias exposições de design em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente Lisboa, Porto, Madrid, Barcelona, Berlim, Frankfurt, Londres, Paris, Milão, S. Francisco e Saint-Louis du Senegal. Está representada no Museu do Design de Lisboa – Coleção Francisco Capelo.
Colaboradores Gestual CIAUD

Bio
Alexandra Cabral nasceu no Alentejo em 1978 e vive em Lisboa. Tem dividido a sua atividade profissional entre Lisboa, Beja e Mértola. É doutorada em Design (Moda/Figurino), com uma tese teórico-prática sobre têxteis funcionais aplicados ao figurino, e licenciada e mestre em Design de Moda (Moda/Obra de Arte Contemporânea), pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Lecionou Design de Moda, Design de Moda e Materiais de Moda em cursos de licenciatura, mestrado, doutoramento e formação técnica e profissional, na FA-ULisboa, ESART-IPCB, ESTAL, ETIC, Modatex, World Academy, Lisbon School of Design e Raffles Design Institute Shanghai. Leciona na Universidade Lusófona. É investigadora do CIAUD-FA.ULisboa e coordena os projectos “O Corpo Performativo nos Processos de Design de Moda e Figurino” e “Identidade e Património nos Cruzamentos Disciplinares em Moda e Design”. Os seus interesses de investigação são a moda como obra de arte e indústria criativa; o figurino, os têxteis e a expressão artística somática; a moda, o património e a sustentabilidade. Tem experiência multifacetada na área da Moda desde 2001, em design, styling, gestão de design, direção criativa e figurinos. É Diretora Criativa da PONTE - Encontro Internacional de Moda e Performance (2023-), evento atualmente coproduzido pela Associação Via Criativa - Design para o Desenvolvimento Local, que co-fundou em Mértola, em 2015. Coordena o projeto de design participativo “Desenhar a Terra Futura”, financiado em 2021/22 pelo Programa Bairros Saudáveis (Governo Português), promovido pela mesma associação, que foi premiado, em 2024, com o 3º Lugar na Categoria Profissional Produto/Moda do prémio internacional TraMod (TraMod Academy Istanbul).

Bio
Natural de Vila Real de Santo António, 1969. Foi bolseiro FCT, licenciado em Arquitetura pela FAUTL, em 1994. Doutorou-se em Arquitetura em 2014, na especialidade de Teoria e Prática do Projeto, com a tese intitulada (In)disciplina da Arquitetura – Deriva Ficcional para um Enunciado Didático, Resistente ao Absurdo. Entretanto, trabalhou como arquiteto independente entre 1994 e 2004, sendo depois coautor, entre outros, de projetos para edifícios públicos no contexto emergencial de apoio à autodeterminação de Timor-Leste, decorrente da participação em projeto de investigação académica e disponibilização de apoio técnico no G.E.R.T.i.L (Grupo de Estudos para a Reabilitação de Timor Lorosae). Dedica-se presentemente ao ensino e à investigação, enquanto Professor auxiliar na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde leciona desde 1999, na área disciplinar de Projeto. A sua didática apoia-se em pesquisa referenciada ao tema Arquitetura e Ideologia, que desenvolve como membro integrado do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design – ao qual também se associa na qualidade de Coordenador do SUSTENTA, Laboratório de Projeto Sustentável. Ainda neste âmbito, participa com relativa regularidade em seminários e conferências, e conta com artigos em revistas e capítulos de livros publicados.

Bio
Arquiteta e Urbanista licenciada pela Universidade Federal de Alagoas no Brasil, em 1986, com Especialização e Mestrado em Arquitetura pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica em 1993 e PhD em Planejamento Urbano pela London School of Economics and Political Science no Reino Unido em 2010, e Pós-doutorado em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa em Portugal, no ano de 2022. Atualmente é Professora Adjunta 4 da FAU/UFAL, atuando no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/FAU/UFAL). É líder do grupo de pesquisa e extensão Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade (NEST) e membro colaborador do CIAUD e do Gestual da Faculdade de Arquitetura de Lisboa. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação de interesse social; planejamento e gestão urbano-ambiental participativos; desenvolvimento sócio territorial e políticas públicas; pequenos e médios municípios; pobreza urbana e direito à cidade e territórios periféricos e histórias de vida.

Bio
Arquiteta e investigadora, doutorada em Arquitectura, com especialização em Conservação e Reabilitação, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FA ULisboa), e licenciada pela Università degli Studi Roma Tre (Itália). Tem desenvolvido actividade em projectos de investigação, com participação em congressos nacionais e internacionais, publicação de artigos em Portugal e no estrangeiro, e leccionação em instituições de ensino superior. Colabora regularmente na divulgação científica para a academia e para a sociedade civil, através de debates, conferências e entrevistas a meios de comunicação nacionais e internacionais. Trabalha também na área da comunicação de ciência, tendo integrado a equipa do Museu de História Natural e da Ciência (MUHNAC) da Universidade de Lisboa em 2009 e 2025. Os seus principais interesses de investigação incluem as transformações urbanas associadas ao turismo e à gentrificação, o direito à habitação e à cidade, os movimentos sociais urbanos e as políticas urbanas, analisando a sua aplicação, o contexto socioeconómico, o desenvolvimento histórico e os seus efeitos. É activista na área do direito à habitação, membro da coordenação dos movimentos Morar em Lisboa e Referendo pela Habitação, da Rede SET, e presidente da associação de moradores Somos Bairro Alto.

Bio
Arquiteto, doutor em Urbanismo e investigador no Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD), da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Desenvolve a sua atividade profissional na área da arquitetura e reabilitação urbana. Faz parte do Conselho Editorial da primeira revista eletrônica da Faculdade de Arquitetura, City Studies - Espaços Vividos Espaços Construídos.


Bio
Arquiteta e investigadora, focada na produção social do espaço em diferentes contextos geográficos e a diferentes escalas. Colaboradora do GESTUAL – Grupo de estudos socio-territoriais, urbanos e de ação local, do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design, Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa (desde 2009). Doutoramento em Urbanismo (2015), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Pós-doutoramento na University of the Witwatersrand, Joanesburgo, África do Sul (2016-2018), financiado pelo University Research Committee Post-Doctoral Research Grant. Pós-doutoramento na Universidade dos Açores (2018-2021), financiado pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores. Membro do Advisory Board of JSAS, Journal of Southern African Studies, Routledge, Taylor & Francis Group (2014-2022) e das Comissões Técnicas da Seção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitetos (2021-2023). Investigadora integrada do CHAM - Centro de Humanidades, NOVA Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade dos Açores (desde 2023).
Doutoramento e Mestrado

Bio
Arquiteto e urbanista. Especialista em Direito à Cidade e Gestão Urbana. Mestre em Planeamento Urbano (PPU) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - Brasil). Doutorando em Urbanismo - Escola de Arquitetura de Lisboa, Universidade de Lisboa (UL). Desde outubro de 2022, é membro da unidade de Urbanismo do CIAUD (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design) e, em junho de 2023, tornou-se membro colaborador do laboratório Gestual - Grupo de estudo de intervenção socio-territorial urbana e local. Os principais interesses de investigação estão relacionados com a apropriação dos espaços públicos como ação para a produção de cidades democráticas. Além disso, investiga a materialidade dos espaços urbanos como resultado e como agente de conflitos sociais, acordos e acomodações inerentes ao contexto da produção urbana.

Bio
Arquiteta e urbanista desde 2003, CEO da Define arquitetura e construção desde 2005, especialista em gestão de projetos, em projetos hospitalares, em sustentabilidade e paisagismo. Ativista social da habitação, coordenadora do Projeto Casa Encantada e fundadora do Instituto Casa. Conselheira Superior do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), onde atua como coordenadora do IAB escola, do GT da Agenda 2030 da comissão de Política Urbana.

Bio
Arquiteto e urbanista, doutorando pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA.ULisboa).

Bio
Frequenta atualmente o Doutoramento em Urbanismo pela Universidade de Lisboa, possui Licenciatura em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre (2013). Atualmente é arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de Rio Branco e professor do Centro Universitário Unimeta. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanismo, planejamento urbano e desenvolvimento urbano.

Bio
Desde 2017, dedica-se ao estudo do Design de Interiores, com especial atenção ao Design Inclusivo como forma de acessibilidade para diferentes fases de limitações físicas e sensoriais. Atualmente ela está investigando o desempenho de soluções de design em ambientes domésticos para usuários seniores +65. Aluna de Doutoramento em Design 2019-2024, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA.ULisboa), com orientação da Designer Rita Almeida Filipe (FA.ULisboa) com a proposta de pesquisa: COZINHAS RESIDENCIAIS UNIFAMILIARES: Adaptações acessíveis em mobiliário standard de cozinha para uso seguro e autônomo pela pessoa idosa. Mestre em Engenharia de Produção, 2003-2005, pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, Florianópolis/Brasil. Pós-Graduação Lato Sensu MBA, 1997-1998, pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e FEPESE Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, Florianópolis/Brasil. Licenciatura em Tecnologia em Design de Interiores, 2017-2019, na Faculdade CESUSC, Florianópolis/Brasil. Licenciatura em Direito, 1993-1997, na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, Florianópolis/Brasil. Curso Técnico em Design de Interiores, 2016-2017, no Instituto Brasileiro de Design de Interiores IBDI, São Paulo/Brasil. Disciplinas Isoladas de Engenharia Civil, 1989-1992, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, Porto Alegre/Brasil.

Bio
Sua investigação para o doutoramento (em curso) examina a produção de infraestruturas sociais em Maputo, com o objetivo de refletir sobre o planeamento para cidades justas. Esta pesquisa procura sinergias e enquadra-se no contexto das teorias da Justiça Espacial e do Urbanismo do Sul. Milousa António é licenciada em Arquitetura e Planeamento Territorial pela Universidade Eduardo Mondlane, onde trabalhou como investigadora e docente estagiária, e mestre em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território pela Universidade Nova de Lisboa. Os seus interesses de investigação mais amplos incluem o planeamento territorial, a transformação urbana sustentável e inclusiva no Sul Global, com foco nos aspectos socioespaciais da urbanização, acesso a infraestruturas e serviços e a governação. Entre os projetos mais recentes, colaborou no ÁFRICA HABITAT ‘Da Sustentabilidade do Habitat à qualidade do Habitar nas margens urbanas de Luanda e Maputo’, um projeto de investigação focado nas formas de planeamento sociourbano e nas intervenções habitacionais nas margens urbanas de Maputo e Luanda. Participa também no 'Collaborative Urban Laboratory for Land Use Monitoring, Planning and Sustainable Development’, LUCO, um projeto de investigação que visa estabelecer um protótipo de Laboratório Colaborativo Urbano através de um Observatório de Uso do Solo Urbano para monitorizar e avaliar as alterações no uso do solo em Maputo.

Bio
Nádia Albuquerque é arquiteta e investigadora em arquitetura modular, design passivo, construção bioclimática e transformação espacial de periferias urbanas. O seu envolvimento no projeto 'Africa Habitat' e a colaboração com os centros de investigação GESTUAL (2019-) e CiTUA (2022-) refletem o seu compromisso com o design sustentável e a equidade social. Atualmente a desenvolver estudos doutorais no Instituto Superior Técnico (desde 2022), foca o seu trabalho no Sul Global, especificamente na África Subsariana. A sua investigação centra-se na sensibilização para a requalificação de bairros periurbanos e na garantia do direito à cidade, articulando conhecimento teórico com aplicação prática e movida pela curiosidade em criar ambientes construídos inclusivos e adaptados ao clima.

Bio
Arquiteto, doutorando pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA.ULisboa).

Bio
Rosa Arma é italiana e vive em Lisboa desde 2014. Em 2013, obteve o mestrado em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma La Sapienza (Itália) com a tese: “A arquitetura é um direito humano. Projeto para o hospital de Itololo, Tanzânia, África”. É membro do Grupo de Estudos Socio-Territoriais, Urbanos e de Ação Local (GESTUAL) do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA.ULisboa) desde 2016. É também membro (colaboradora) do CIAUD desde 2018 (unidade de Urbanismo). É doutoranda em Arquitetura na FA.ULisboa, pesquisando processos participativos e práticas arquitetónicas em bairros autoproduzidos, tendo recebido uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Parcerias
Parceiros Nacionais
- Associação Cultural Moinho da Juventude do bairro da Cova da Moura
- Associação de Moradores e Proprietários do Bairro do Zambujal
- Associação Torre Amiga
- Coletivo KauClaro
- Coletivo Folha em Branco
- O INSTITUTO
- Câmara Municipal de Monchique, Algarve.
- Associação de Artesãos e Artistas Plásticos de Monchique.
- Associação dos Artesãos e Artistas de Monchique.
- Junta de Freguesia de Monchique, Algarve.
- Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, Faro.
- Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga.
- Associação Locals
- Fábrica da Vista Alegre, Ílhavo.
Parceiros Internacionais
- Projeto África Habitat | Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (DA-FEUAN)
- Projeto África Habitat | Centro de Estudos e Investigação Científica de Arquitectura do Departamento de Arquitetura, Universidade Lusíada de Angola (CEICA-DA-ULA)
- Projeto África Habitat | ONG Development Workshop Angola (DW)
- Centro de Estudos e Desenvolvimento do Habitat da Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico, Universidade Eduardo Mondlane (CEDH-FAPF-UEM)
- Projeto África Habitat | Kaya Clínica da FAPF e da UEM (Centro de Recursos Kaya Clínica da Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico e da Universidade Eduardo Mondlane) | Projeto África Habitat
- Projeto África Habitat | Projeto Tecnopolíticas da Participação | Maceió-AL: Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (NEST-FAU-UFAL)
- Projeto África Habitat | Projeto Tecnopolíticas da Participação | Cuiabá-MT: Grupo de Pesquisa e Extensão Estudos de Planejamento Urbano Regional da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso (EPURA-FAET-UFMT)
- Projeto África Habitat | Seropédica-RJ: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
- Projeto África Habitat | Projeto AUGI’s | Rio de Janeiro-RJ: Laboratório de Estudos das Transformações do Direito Urbanístico Brasileiro (LEDUB-IPPUR-UFRJ)
- Fundación Diseño Madrid - DIMAD - Bienal Iberoamericana de Design.
- Université Euromed de Fès, Ecole Euromed d’Architecture, de Design et d’Urbanisme, Marrocos.